quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Diferenças entre Malamute do Alaska e o Husky Siberiano

Muitas vezes confundidos os Malamute do Alaska e o Husky Siberiano apresentam diferenças bastante significativas. Ambas raças foram usadas para puxar trenós, mas sob circunstâncias diferença e por diferentes tribos de Inuit. Os Huskies Siberianos foram criados para serem usados em equipe grande, velocidade moderada , carregando peso moderado à grande distância. A raça siberiana é originária do Extremo Nordeste do Continente Asiatico , na Península de Chukchi, que limita ao oeste com Rio Kolima , onde vivia o povo Chukchi na Sibéria. Ja o Malamute do Alaska, foram criados para equipes menores, de velocidades mais lentas, transportando cargas pesadas em longas distâncias , em terrenos acidentados. Seu povo eram os Mahlemuts que viviam nas regiões do Golfo de Kotzebue e da Baía de Norton, no Noroeste do Alasca ( América do Norte ). Essas duas raças nórdica compartilham a mesma história , mas eles não são a mesma raça.







 Algumas das características diferenciadoras são:


Como o Malamute do Alaska é um puxador de carga pesada na neve, ele é maior e mais robusto que o Husky Siberiano , com maior estabilidade e força de tração. É aceito uma gama maior no tamanho, sendo as medidas consideradas ideais: 63,5cm de altura e 38,5 Kg nos machos ; e 58,5 cm e 34 kg nas femeas. Os pés são redondos, grandes para ter maior superfície de apoio (snowshoe) . Os olhos são castanho , em forma de amêndoa , tamanho médio, inseridas obliquamente no crânio. A expressão é doce ,amigavel e carinhosa. As orelhas de tamanho médio,mas pequena em relação à cabeça , situadas nas bordas externas do crânio (inseridas mais lateralmente) , eretas, triangulares e ligeiramente arredondadas nas pontas. A cabeça é ampla e profunda, em proporção ao corpo;  o focinho são mais largos do que dos siberianos. A pelagem grossa e aspera, nem muito longa e nem suave, subpêlo denso , oleoso e lanoso. A capa protetora pode ter 2,5 cm a 5 cm. Admite-se todas as cores e a única cor sólida permitida é branco. Marcas (piebald) e splash são indesejáveis. A cauda, muito densa, eleva-se sobre as costas como uma pluma.
O Husky siberiano foi desenvolvido para puxar cargas leves em rios congelados.Tamanho 53,5 cm a 60 cm e 20,5 kg a 28 kg nos machos; 50,5 cm a 56 cm e 15,5 Kg a 23 kg nas femea. Tem os pés menores e ovais para cansar menos ao correr. Os olhos amendoados, podem ser azuis ou castanhos, ou um de cada cor ou particolores ( no mesmo olho ter duas cores). A expressão é viva e amistosa , curiosa e até travessa. As orelhas são do tamanho médio, triangular, próximas entre si e inseridas altas sobre a cabeça, ligeiramente arredondadas na parte superior e portadas bem retas. A cabeça média, em proporção ao corpo. Pelagem de comprimento medio, dando um aspecto peludo mas nunca é comprido ao ponto de prejudicar as linhas claramente desenhadas do cão. O subpêlo é suave e denso e de comprimento suficiente para sustentar o pêlo externo. O pêlo externo é reto e um pouco assentado: nunca é duro e nem levantado sobre o corpo. Admite-se todas as cores, branco puro , marcas (piebald) e splash. A cauda com aparência de uma cauda de raposa , defina logo abaixo do nível da linha superior,e é portada acima das costas numa curva garbosa como a do foice.
 
 
 
 
 
 
 
Diferenças no Temperamento
  

Os Malamutes do Alaska são acolhedores, brincalhões e simpático. Demoram mais para amadurecer. Adoram estar com os seres humanos e ser o centro das atenções. São considerados mais calmos do que os Huskies. São mais competitivos com outros cães , principalmente do mesmo sexo. Podem ser possessivos com os alimentos e seus pertences.
 Os siberianos são amigaveis e gentis. São considerados mais prudentes , as vezes apresentam uma certa timidez que para quem não conhece pensa ser arrogância. Normalmente, aceita melhor outros cães. São considerados mais ativos , fujões e independente do que os Malamutes.


O que as duas raças tem em comum


São inteligentes , curiosos , com um sentido muito profundo de hierarquia e do grupo social, são considerados teimosos para adestramentos, caçadores natos , uivadores , cordiais com estranhos e por isso não são cães de guarda , precisam de exercicios para não ficarem entediados e se tornarem destrutivos, não devem andar sem coleira e trocam de pêlo duas vezes por ano.
Ambos cães são maravilhosos e apaixonantes, mas nem todas pessoas estão aptas para te-los.




  • Meu vizinho disse que seu cão é um malamute mais ele não é tão grande como esperava?
 Devemos levar em conta que a nem todos cães seguem a risca o padrão de sua raça. Vc pode ter um malamute com tamanho de um husky ou um husky de altura superior , estes cães estão fora do padrão desejado de suas raças. O mesmo pode acontecer com o temperamento.
Também pode ser que o cão seja um Alusky. Os Aluskies são cães mestiços , cruzamento entre o Malamute do Alaska e do Husky Siberiano. Não são reconhecidos pelas  FCI / AKC . Neste caso, o cão tera a combinação das caracteristicas e do temperamento de ambas raças.

  • Ahhh...então nunca houve cruzamento de uma raça com a outra ?
 Há um pequeno percentual da raça Malamute do Alaska na raça Husky Siberiana.
Para quem tiver interesse é so ler este site:
 "Our Alaskan Malamute Percentage - A study of the influence of the confirmed Malamute % in American Bred Siberian Huskies"




 

Grafico criado por Wendy Willhauck com as diferenças
http://www.minnesotamalamuteclub.com/malvsibe.htm
 
Diferenças entre os Malamute do Alaska e Husky siberianos com fotos comparativas:
http://www.alaskanmalamutes.es/raza/husky.html
 
Diferença entre os Malamute do Alaska e Husky siberianos por Wayeh Alaskan Malamutes & Siberian Huskies
http://www.wayeh.com/aboutsleddogs/description.htm



Husky Siberiana Mirra e Malamute do Alaska Qilaq
















terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Orelhas

Padrão da raça: " As orelhas são de tamanho médio, pequenas em proporção a cabeça. O formato da metade distal das orelhas é triangular, com as pontas sutilmente arredondadas. Inseridas bem separadas, nos bordos posteriores externos do crânio, com a metade inferior inserindo-se no crânio, alinhada com o canto superior do olho, dando a impressão, que as pontas das orelhas, quando eretas, emergem do crânio, e voltam-se ligeiramente para a frente mas, quando o cão está trabalhando, às vezes, as orelhas ficam dobradas contra o crânio. Orelhas de inserção alta é falta".



Oliver's Snowolf Qilaq


O  Malamute do Alasca quando filhotes tem as orelhas dobradas e normalmente estarão completamente eretas aos 6 meses de idade. Alguns filhotes com 3 semanas de idade ja apresentam as orelhas eretas e outros demoram muito mais. As vezes uma fica em pé e a outra demora um pouquinho mais para firmar. Em outros casos , elas podem subir e abaixar aleatoriamente. Na verdade não existe uma regra de quando as orelhinhas ficarão eretas, inclusive existe a possibilidade delas nunca subirem por conta própria. Mais por que as orelhas não sobem em alguns malamutes? Pode ser genetico , ou devido a estrutura do ouvido ser muito grande e pesada (orelha de abano). Tambem é preciso analisar se o filhote não sofreu uma lesão ( caiu e quebrou a cartilagem), ou esta com uma otite , ou se falta algum nutriente. No caso de apenas uma orelha não esta levantando é bom observar se o filhote não está dormindo sobre ela. Preste atenção para que lado ele se deita, e se está esmagando ou dobrando a orelha e faça com que ele mude de lado ao se deitar.





O que fazer quando um filhote demora levantar as orelhas ? Será que posso fazer algo para ajudar a natureza? Esta é uma pergunta para ser discutida com seu veterinario. So este poderar prescrever capsulas de gelatina sem sabor ou glucosamina. Hoje em dia varias rações ja tem glucosamina em sua formula. Se o seu veterinario for homeopata uma formula com calcarea será bem vinda. Se voce não tiver sucesso e decidir que as orelhas realmente precisa ficar em pé , veja com o veterinario algum método de apoio estrutural , e quanto mais cedo começar , mais chance de sucesso terá. Mas saiba que se a orelha não ficar ereta isso é so um fator estético e não de saúde. Ele não vai deixar de ser um malamute e você deve amá-lo do jeito que ele é.






Segue abaixo otimos sites sobre o assunto:

 Método  para fazer as orelhas ficarem em pé (Taping floppy ears)
http://minnesotamalamutes.angelfire.com/tapingears.html
 
Floppy ears
http://omalmalamutes.com/omal/ears.htm