sexta-feira, 2 de julho de 2010

História : A Origem

Os esquimós Aivilik contar a história de um homem caçador de urso polar em Shugliak.
"Há muito tempo , um caçador de urso polar, um ser pobre ; mas este homem tinha um cão . Ele gostava muito de seu cão .Na batalha com um enorme urso ,o cão foi morto. O homem se agachou sobre o gelo e chorou. O urso, vendo de longe a tristeza do caçador ferido, andou até a carcaça do cão e deitou-se ao lado dele. O espírito do urso entrou no corpo do cão.O Cão levantou-se com um gemido alegre e voltou a acariciar a mão de seu mestre. Juntos, eles voltaram para o urso e esfola-lo". (Sutton 1934)







A origem



Filhote em 1913
Estes grandes cães de trenó do artico , os malamutes do Alasca , são descendentes dos cães criados pelos Inuits conhecido como os "Mahlemuts", um termo que significa " homens que vivem num lugar onde há grandes ondas". Os Mahlemuts eram um povo nômades que viviam em uma terra de condições extremas e duras, cuja migrações sazonais dependia do trabalho de seus cães - os antepassados do Malamute do Alasca de hoje. Instalados nas regiões do Golfo de Kotzebue e da Baía de Norton, no Noroeste do Alasca, este povo viviam da caça e pesca. Por sua contribuição para a tribo estes cães foram tratados com grande veneração , isso é facil de entender, vivendo em um meio hostil, aqueles homens sabiam que sua própria sorte e da tribo estava estreitamente unidas á saúde e qualidade de seus cães , o que explica que se esforçassem por selecionar progressivamente os exemplares mais resistentes e adaptados à neve. Seus cães tinham multiplicidades de funções : sirgar as barcas da margem e dos bancos de gelo, na caça e no transporte das carcaças de "caça grossa" ( focas, renas e até ursos polares),na proteção e no companheirismo , na previsão de tempo ( nativos observavam comportamento dos seus cães a fim de prever uma tempestade); mais a principal tarefa foi a de puxar os trenós pesados com as posses dos esquimós de aldeia em aldeia. Os Inuit e a sua matilha de cães formavam uma entidade indissociável tal como descreve Jean Malaurie ("Les derniers Rois deThulé") : "… le lien secret, quasi tellurique, qui lie l'homme et le chien, venus en même temps sur cette terre polaire et qui se sont, pour le meilleur et le pire, accouplés il y a 2 000 ans. Sans le chien, l'Inouk sait bien qu'il est pire qu'un orphelin, un émasculé."
Familia de malamute em  1910
 O Malamute do Alasca é uma das raças mais antigas de cães de trenó do Artico. Provas de DNA mostraram que a aparência de lobo
como o Malamute do Alasca não é engano. O Malamute é uma das quatorze raças cujo "DNA" é mais semelhante ao "DNA" dos lobos do que outras raças.As origens do Malamute do Alasca são desconhecidas, mas há algumas teorias. O Malamute (ou um cão de tipo semelhante) pode ter sido trazido através do estreito de Bering da Ásia ou da Sibéria, com uma migração para o Alasca. As civilizações Inuits têm um passado ártico muito antigo , 50 000 anos na Sibéria ; e 10 a 15 000 anos no Alasca. Alasca e Sibéria, são separadas apenas por 55 milhas do Mar de Bering, com algumas das ilhas menores no estreito tão perto uns dos outros como apenas 2 km ,com povos de ancestralidade comum, e uma maneira de viver a vida preservando cães. "Cerca de 35 mil anos atrás, o homem transferiu da Ásia central e outras mais ao norte em direção às áreas extremas da Sibéria e da Antártida. Eles trouxeram o seu cão chacal (Canis aureus). Esta migração prosseguiu ao longo de milhares de anos.Os cientistas acreditam que as tribos esquimós migraram da Sibéria pelo Estreito de Bering,aproximadamente 4.000 anos atrás. Naquela ocasião, o Estreito de Bering era uma faixa de terra. Alguns cientistas acreditam no cruzamento entre o chacal com o lobo ártico (Canis lupus), estes animais desenvolveram ao longo dos séculos e mais tarde veio a ser referido como as raças do Norte, no entanto, especialistas em esquimó rejeitam essa teoria.
Primórdios e evolução Esquimó é um monte de adivinhação, mas as escavações arqueológicas revelou que houve uma civilização esquimó á 2.000 anos aC em "Cape Krusenstern". Foi encontrado esculturas de marfim tão antiga de 10 a 15 mil anos que se assemelham a malamute de hoje".(Tove R. Tveiten)
Os Mahlemuts não fez uso de equipes de cães. Cães robustos e poderosos, com um metabolismo eficiente,
 poderia fazer o trabalho de toda uma equipe com menos
alimentação do que sugere o seu tamanho. "Os esquimós não tem um monte de cães, por isso era costume para as mulheres e crianças puxar o trenó junto com os cães. Mahlemuts tratava com muito cuidado e carinho os seus cães e fez grandes exigências para sua criação. Os cães foram descritos como tipo e quase inesgotável como animais de tração. Normalmente, os filhotes de cachorro e as crianças rastejavam no chão junto as cabanas. O malamute foi de extremo valor para os esquimós, e eles não queriam vender seus cães para o homem branco, quando ele chegou. O malamute com sua habilidades para trabalhar sob circunstâncias quase assassina,com grande resistência ao frio e à fome. Um cão constituido para puxar cargas pesadas , cruzar longas distância, seu ritmo não é rápido, mas o cão é quase inesgotável, quando se trata de trabalhar durante um longo período de tempo.Inuits do Alasca e seus cães são descritos por várias expedições árticas, no século 16 ( Martin
Frobisher- 1577). Both Vitus Bering (1680 - 1741) and Otto von Kotzebu (1787 - 1846) escrevem sobre o povo esquimó, seus trenós e a perfeição e competencia dos seus cães." .(Tove R. Tveiten) .
Será que os malamutes do alasca eram apenas propriedade dos Inuits Mahlemuts? Vários documentos disponíveis no Museu de Historia Natural ("Smithsonian Institution", Departamento de Buscas Árcticas ) permitem, através do conceito de "Sociedade canina Inuit", afirmar hoje que o cão Malamute estava de fato presente na generalidade dos povos esquimós do Alasca. Assim poderemos especular que todas as outras raças de trenó, com origem no Alasca, podem ter a sua cota parte da genética do Malamute.


                                                   
                                             


    Inuit Mahlemut com seus cães em 1800




Criança Inuit e seu cão










                                                       


Um comentário:

VALÉRIA disse...

Um show minha amiga seu blog vai ser um sucesso e o texto está maravilhoso